segunda-feira, 7 de setembro de 2009

A saude dos jovens e da sociedade

Saúde integral é aquela que possibilita ao ser humano condições sociais, biológicas e econômicas dignas para o seu desenvolvimento. Quando existe a possibilidade de um adolescente ter saúde integral podemos dizer que todo o seu desenvolvimento estará garantido. Por isso, é tão importante que a escola, a sociedade e o governo promovam ações recreativas, esportivas e culturais. É necessário abrir espaços e facilitar processos que permitam a participação efetiva de crianças, adolescentes e jovens na construção do modelo e da dinâmica social da sua comunidade. Protagonizando a escola como organizadora da comunidade, trocando aprendizados, construindo novos saberes, desenvolvendo ações em parceria com todos.
Pois, devido a grande disseminação das drogas entre a juventude, anseia-se pela necessidade de intervenção do meio escolar junto aos seus discentes. Essa poderia se constituir pela abordagem do tema em palestras de auto-ajuda, bem como material didático informativo das conseqüências do seu uso ou depoimentos de antigos dependentes químicos, estando eles em situações atuais boas ou ruins para que fique explícito o resultado final do envolvimento com tóxicos. Ressalvamos ainda, que o esforço da escola não pode ser um esforço solo, temos sim que resgatar os familiares de forma incisiva na recuperação do jovem dependente para que se tenha uma visão individual para cada caso.
Os jovens buscam respostas para suas questões, desejos, sonhos... Algumas questões vêm da própria fase que estão vivendo: mudanças corporais, primeiras experiências sexuais, primeiro amor, primeiras descobertas... Estas questões nem sempre encontram respostas, pois a escola, a família, a sociedade não estão preparadas para isso. Os jovens também podem encontrar respostas, mas para tanto, precisam da referência dos adultos, de escuta e parceria. Assim, torna-se necessário cada vez mais o preparo efetivo de docentes que imbuídos de conhecimentos apropriados nortearão os passos já citados.
Toda a sociedade deveria estar consciente de que absolutamente todas as situações de risco pessoal e social que ocorrem com os adolescentes acontecem quando a família, a escola e o Estado falham em sua missão de acolher, educar e cuidar da integridade física, psicológica e moral dos adolescentes que estão sob nossa responsabilidade. A saúde integral independe das drogas, é mais do que a ausência de doença no organismo, sendo um conjunto de fatores propiciatórios ao bem estar psicológico econômico e social.
Em nossa escola houve o desenvolvimento de um trabalho coletivo tendo como instrumento as cartilhas do Grupo RBS “Crack nem pensar”. Este material foi disponibilizado pela Coordenadoria Regional de Educação às Escolas.
Acreditamos que tais medidas ajam como prevenção ou remedição direcionando os interesses dos adolescentes para atividades sadias, desta forma afastando-os das “situações de risco”. Acreditamos também, que a presença de professores engajados nessa questão, e acima de tudo com espírito jovem dispostos a abrir espaços para a autonomia juvenil junto aos grêmios estudantis ou a outras atividades culturais, esportivas, artísticas e de exercício de cidadania proporcionariam um quadro favorável aos adolescentes para desenvolvimento de futuras iniciativas preventivas, ou ainda ações conjuntas que partam de ambos os lados sem imposições forçadas, mas sim sadias e espontâneas.

Resposta do grupo Escola Francisco Rosales Neumann:
Fátima Maria A. Boeira
Vera Lúcia da Silva Leal
Nádia Oliszewski
Roseli N. de Souza
Lucilda K. Oliczeski
Rafael Wandame Luz
Rosângela R. Silveira da Silva
Fátima Silveira da Silva

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