terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Quanto maior a quantidade e menor a utilidade, melhor...

Consumismo: é o ato de consumir produtos e/ou serviços, indiscriminadamente, sem noção de que podem ser nocivos ou prejudiciais para a nossa saúde ou para o ambiente.

Diferença entre consumo e consumismo: no consumo as pessoas adquirem somente aquilo que lhes é necessário para sobrevivência. Já no consumismo as pessoas gastam tudo aquilo que tem em produtos supérfluos*.

*Produto supérfluo é algo relativo, já que um produto considerado supérfluo para alguém pode ser essencial para outra, de acordo com as camadas sociais a que a população pertence. Isso pode gerar violência, pois as pessoas que cometem crimes na maioria das vezes não roubam ou furtam nada por necessidade, e sim por vontade de ter aquele produto, e de não ter condições de adquiri-lo.

Porque consumir o que não é necessário? Porque muitas vezes temos curiosidade de experimentar devido ao apelo dos produtos de marca veiculados pela mídia, além de aspectos culturais e ideológicos. De olho nisto, as campanhas publicitárias incentivam o imediatismo, a idéia de aproveitar a vida para não se arrepender do que podia ter sido feito e não foi.
Segundo o professor do Grupo de Estudos do Consumo do Departamento de Psicologia da UnB (Universidade de Brasília) Jorge Oliveira Castro, há dois tipos de consumo que devem ser levados em consideração: os que estão ligados à funcionalidade do produto e de que forma ele pode facilitar seu dia-a-dia; e o consumo por valores simbólicos - neste caso, relacionado ao status que o produto pode fornecer como, por exemplo, identificação com determinado grupo de pessoas ou prestígio perante a sociedade. "É justamente este segundo parâmetro que tem tido valor para estes jovens", declara o professor.
Os jovens do mundo globalizado e capitalista estão se tornando cada vez mais consumistas e materialistas. A mídia é uma forte influência para isso atacando esse público com propagandas chamativas que apresentam algumas frases que se tornaram clichês, como por exemplo:


• Você não quer um carro, você quer este carro!
• Era tudo o que você precisava!
• Este produto é a solução de seus problemas!
• Seus problemas acabaram!

• O melhor lugar de se viver!
• Como você viveu tanto tempo sem isto?
• Nosso produto é o melhor!
• Garantia e satisfação ou seu dinheiro de volta!

Mas quando tudo isto começou?
O consumo comercial começou a ser formado já com as primeiras relações de troca entre sociedades. Isto foi intensificado com a globalização, que segundo alguns historiadores, seu embrião surge com o advento das grandes navegações no século XV. As evoluções ocorridas, principalmente, nos meios de transportes e telecomunicações, fizeram com que o mundo “encurtasse” as distâncias contribuindo significativamente para esse processo. Além é claro do avanço tecnológico na produção de bens que começaram na revolução industrial no século XVIII.

FONTES:
http://www.brasilesc ola.com/geografia/globalizacao.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Consumismo
http://blog.sapao.net
http://aux1d.tripod.com/id7.html
http://www.universia.com.br/universitario/materia.jsp?materia=9191

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